sábado, 3 de fevereiro de 2018

O BOX DE VIDRO É PERIGOSO?


Diversas pessoas tem um certo receio de colocar um box de vidro por medo. Mas será mesmo que o box de vidro é perigoso?


Muitas pessoas nem imaginam, mas existe uma norma específica para boxes de banheiro, a NBR 14207. A norma diz respeito aos cuidados na utilização do box, e também a necessidade de manutenção anual do mesmo. Além disso, prescreve os vidros de segurança como os autorizados à serem instalados nos boxes.

Os vidros de segurança indicados para os boxes de vidro são: Temperado (o mais utilizado atualmente) ou vidro temperado com película de segurança.


Qual a diferença entre os dois? Ambos tratam do vidro temperado, porém a segunda opção possui o acréscimo de uma película no vidro, aplicado antes de sua instalação, que fará com que em caso de quebra, os estilhaços permaneçam grudados à película sem cair de repente.
     VIDRO TEMPERADO
VIDRO TEMPERADO COM PELÍCULA DE SEGURANÇA

Também é importante saber qual a diferença entre o vidro comum e o temperado.
Essa diferença não é notada através da espessura do vidro, os tampos de mesa por exemplo, que possuem espessuras maiores tratam-se em sua maioria de vidros comuns. A real diferença entre eles é notada principalmente na quebra:

Vidro temperado: ao estilhaçar, o vidro temperado se desfaz, formando pequenos fragmentos não pontiagúdos, que caso pegue em alguma pessoa, causará ferimentos superficiais.


Vidro comum: esse por sua vez, quebra em lascas, o que vira praticamente uma faca, podendo decepar alguma parte do corpo dependendo do tamanho do vidro e intensidade que quebrar, causa cortes profundos na pele.



Diversas são as reportagens que mostram pessoas desesperadas com a quebra do vidro do box, mas saiba que isso tudo pode ser evitado por nós, consumidores. E se você está se perguntando como, vou lhe dizer à seguir.

O primeiro passo, é na escolha do local em que você irá comprar, esse deve ser um local que você possa conhecer seus trabalhos, alguém que te passe segurança para que você tenha a certeza que está comprando numa empresa séria. Dessa forma você terá a segurança de que o vidro comprado é realmente o temperado.

Outro fator importante é ser instalado por um profissional capacitado que realize toda a instalação de maneira correta para que você não tenha problemas futuros.

Após a contratação de um local sério e também a instalação correta, a segurança desse material estará em suas mãos. Cabe à nós consumidores :

*Manusea-lo de maneira correta, sem dar trancos quando estiver difícil de manusear, não 'maiar' o material, por isso que na maioria dos casos é a porta do box que quebra, isso significa mau uso;

*Solicitar à uma vidraçaria manutenções periódicas, caso esteja com dificuldades em abrir e fechar pode ser a roldana desgastada ou desrregulada, ou até mesmo uma guia quebrada (peça de plástico na parte inferior que auxilia no uso da porta), outro erro é o puxador batendo no vidro fixo pode ser um limitador que se soltou ou até que não foi colocado.

Lembre-se que o pedreiro ou até mesmo seu marido não tem a mão de obra para instalar ou dar manutenção num box de vidro, por isso não perca a oportunidade de chamar um profissional qualificado para realizar esse serviço em sua casa.

Essas pequenas atitudes fará com que o seu material seja utilizado de forma tranquila e até dure muito mais. Não tenha medo de colocar um box de vidro, apenas saiba manusea-lo e zelar do mesmo. Você viu que não existe nenhum segredo ou coisa absurda que você não seja capaz de controlar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário