segunda-feira, 13 de agosto de 2018

DIVISÓRIA GESSO ACARTONADO

          

Apesar do gesso acartonado ser um método conhecido utilizado nas construções atualmente, já existe no Brasil a muitos anos como revolução à projetos arquitetônicos.

Criado por Augustine Sackett em meados de 1894, nos Estados Unidos, o gesso acartonado era composto de 4 camadas de gesso molhados, em quatro folhas de papel, camurça e lã.

Foi utilizado até mesmo na I Guerra Mundial, devido a sua resistência ao fogo.

Se aprimorou até chegar ao que é hoje, podendo ser visto em instalações comerciais, residenciais, edifícios e até mesmo em clínicas e hotéis.

A divisória gesso acartonado fornece todo o conforto e agilidade que muitas vezes não consegue ser obtida nos casos da execução de uma parede de alvenaria.

Também conhecido como drywall, a divisória de ambientes fornece praticidade, versatilidade e durabilidade nos projetos, sendo um sistema construtivo de paredes a seco.

Sua instalação é feita de forma rápida e fácil, entretanto deve ser realizada por um profissional qualificado e com mão de obra especializada.

Você já deve ter visto uma parede de gesso por aí mas passou por ela de forma despercebida.

Quer saber mais sobre o que é o gesso acartonado para divisórias, bem como as vantagens de sua utilização, como é realizada a instalação e muito mais? 

Continue sua leitura, para entender melhor sobre o material.


O que é a divisória de gesso acartonado?

A divisória gesso acartonado é um tipo de parede de gesso, esteticamente ela fornece o mesmo aspecto que uma parede de alvenaria convencional.
No entanto, a espessura dessas paredes de divisória, tendem a ser mais finas.

A parede em drywall consiste em um conjunto de perfis estruturais responsáveis por sustentar as placas de gesso acartonado.

Essa estrutura pode ser executada em aço galvanizado ou em madeira, além disso eles são encontrados com medidas diferentes.

Segundo a medida dos perfis, é que será definida a espessura final da parede.

As estreitas podem ser instaladas com perfis de 48mm, paredes comuns com 70mm, e quando o projeto incluir um sistema isolante, esses perfis chegam a 90mm.

Vale ressaltar de que a medida dos perfis devem ser determinadas por um profissional, segundo o projeto.

As placas de gesso acartonado são constituídas basicamente de gesso e papel cartão, existem muitos tipos distintos disponíveis no mercado.

Isso porque os diferentes tipos são produzidos para se adequarem a determinados ambientes.

Há três deles que são os mais comuns :
  • Resistentes à umidade;
  • Resistentes à temperatura;
  • Standard.

Locais com muita incidência de água, por exemplo, como banheiros, devem ser instaladas placas resistentes à umidade (R.U.).

O silicone presente em sua composição é o que lhe fornece essa característica de resistência à água e também antifungos.

É possível ainda, realizar a instalação de revestimentos sobre essas placas resistentes à umidade.

Apesar das placas serem R.U. elas não devem ter contato direto com a água para que o gesso não se danifique, causando prejuízos.

Para os locais que demandam de uma melhor proteção ao fogo, as indicadas são as R.F. (resistente ao fogo).

São exemplos: Lareiras, revestimentos de churrasqueiras ou divisões que necessitem de maior resistência ao fogo, conforme a solicitação dos bombeiros.

A terceira opção que é a mais comum utilizada para divisórias, são as placas de gesso acartonado standard (S.T.).

As placas se diferenciam pela cor, as S.T. são encontradas na cor cinza, as R.F. na cor rosa e as R.U. na cor verde.

Essas cores são apenas indicativos para a diferenciação dos modelos, pois no final é realizado um acabamento conforme a necessidade de cada pessoa.

Existem também algumas outras, como a cimentícia para áreas externas, a de alta dureza, a perfurada para absorção acústica e as placas flexíveis ideais para superfícies curvas.

Há medidas diferentes das placas, tanto no que se refere a espessura, que pode variar de 10mm à 18mm, quanto no tamanho da largura e altura, à serem definidos segundo o projeto.

Como é realizada a execução da divisória gesso acartonado?

Conforme dissemos anteriormente, o sistema de instalação é extremamente simples, entretanto a mão de obra especializada é indispensável.Afinal, os profissionais da área já possuem a experiência necessária para executar a instalação da melhor forma.

Antes de se iniciar a instalação, o tipo de placa a ser utilizado deve ser definido, com isso é possível saber também o perfil estrutural ideal, tudo deve ser pensado com base no projeto.

Com essas determinações é que se irá contabilizar a quantidade de placas, perfis e também as medidas que devem ser utilizadas.

Nesse tipo de parede de gesso não se pode sair furando e pendurando coisas, normalmente elas suportam até 10kg numa pequena área.

Quando houver a pretensão de utilizar a parede para sustentar objetos mais pesados, como por exemplo um suporte de TV, isso deve ser informado antes da execução, pois nesses casos são feitos reforços.

Definidos esses parâmetros, é hora da execução da divisória gesso acartonado, é realizada em quatro etapas:


Fixação da estrutura

Toda a estrutura, como dito anteriormente é feita com os perfis, eles servirão como uma base para a placa de gesso acartonado.

São dois os perfis utilizados: a guia instalada sobre o piso, teto ou parede e os montantes que são posicionados dentro das guias com uma distância entre si.

É a paginação dos montantes que irá determinar a instalação das placas, neste momento é que são feitos os reforços internos necessários.

Se a divisória gesso acartonado necessitar de portas ou janelas, os perfis devem ser instalados já com os cortes corretos especificados em projeto.

Cortar as placas

Não são todos os casos que o tamanho das placas irá se adequar perfeitamente ao projeto.

Por isso, antes delas serem instaladas é preciso fazer o corte no tamanho correto para posterior instalação.

As aberturas necessárias, para tomadas e fios por exemplo, devem também ser executados neste momento.

O corte precisa ser feito numa superfície reta e seca de forma cuidadosa para não danificar o material.

Instalação das placas na estrutura

Após cortadas já da maneira correta, as placas são instaladas com parafusos específicos.

Para estruturas em madeira, o ideal é instalar as placas de forma horizontal, devido a sua deformação ao longo do tempo.

Já nos perfis em aço galvanizado, as placas são instaladas normalmente na vertical.

Acabamento

Na fase de acabamento, uma massa deve ser passada no encontro das placas e em seguida colocadas fitas, que podem ser para juntas, para os cantos ou para isolamento.

Uma segunda demão de massa é feita ao longo de toda a fita que foi instalada e também em cada parafuso para dar um melhor acabamento.

Para garantir o nivelamento, pode ser lixada a massa. O acabamento final mesmo é então definido de acordo com o que será aplicado sobre ela.

No caso de uma divisória que será pintada, é importante nivelar e regularizar a parede, isso pode ser feito com acabamento em gesso sobre as placas.

Quais as vantagens da divisória gesso acartonado?

As vantagens da utilização da divisória gesso acartonado são inúmeras, podemos citar algumas como:

  • Excelente acabamento: permite receber pintura, papel de parede, revestimento cerâmico e outros;
  • Execução rápida;
  • Pouca geração de entulho;
  • Fácil manutenção;
  • Construção leve;
  • Menor espessura das paredes, otimizando espaços;
  • Isolamento térmico e acústico;
  • Custo acessível;
  • Versatilidade.


Se você está pensando em fazer uma reforma em sua casa, ou até mesmo em seu trabalho, o drywall com certeza é uma ótima opção.

Nos casos de divisórias provisórias, a parede de gesso também é uma boa pedida.

Obra rápida, limpa, baixo custo e versátil é o que a parede de gesso acartonado fornece.

Se você achou interessante as informações sobre as divisórias gesso acartonado, compartilhe este artigo em suas redes sociais, deixe também o seu comentário, caso tenha restado alguma dúvida.

Um comentário: