quarta-feira, 27 de junho de 2018

Como economizar na hora de comprar materiais para sua construção?



Está pensando em construir ou já está na fase de construção? Esse é um momento que muitas pessoas esperam em suas vidas, alcançar a tão sonhada casa própria, uns começam com uma reserva de dinheiro, e outros vão fazendo as coisas encaixando no orçamento, mas muitos não sabem que a compra de materiais é a parte da obra que mais precisa ser bem administrada.

As pessoas começam a construir, aí naquele encantamento todo de início de obra, sai comprando tudo o que veem pela frente, colocam a carroça na frente dos bois e acabam tendo prejuízos no futuro.

Por isso que neste artigo vamos dar algumas dicas à você de compras de materiais que serão valiosas para que sua obra possa ser realizada com orçamento estimado ou até abaixo do esperado.

Planejar a compra de materiais

Ter um planejamento de obras é fase fundamental para não acabar tendo a obra parada por falta de materiais. Como dissemos acima, muitas pessoas saem comprando aquilo que veem pela frente sem nem mesmo saber em qual fase da obra aquilo será utilizado.

Sei que no início da construção, o dinheiro investido parece invisível, já que está todo lá na parte da documentação, planta e fundação da casa. Entretanto, essas fases são extremamente importantes.

Quando se tem um orçamento mais apertado, gastar com coisas que não fazem parte da necessidade naquele momento, pode ser comprometedor para o andamento de sua obra.


Por exemplo, imagina que você está na fase de reboco, mas decidiu comprar todas as torneiras, chuveiro e acessórios para sua casa antes mesmo de comprar o revestimento ou ainda antes de comprar todos os matérias necessários para finalização do reboco.

De que adianta comprar materiais que só serão utilizados lá mais pro final da obra se você ainda não gastou com o trivial?


Não comece sua obra como uma pessoa louca sem limites, mostrando que tem dinheiro, abrindo o cheque ou passando o cartão de crédito em tudo quanto é lugar. Saiba pechinchar durante a compra de materiais, pesquise preço, faça orçamentos e tente pagar o máximo que você puder à vista.

As pesquisas de mercado comprovaram que pode haver diferenças de preço de até 200% entre lojas de materiais de construção. Isso somados ao final podem ser decisivos para a compra de um material que você terá que abrir mão no final, caso não tenha esse controle e organização desde o início.

Ao se deparar com a mocinha simpática das lojas de materiais de construção, é difícil negar o parcelamento tentador que ela oferece no cartão de crédito, mas isso é uma cilada. Porque você só estará adiando sua dívida mais para frente.

Muitas vezes, o pagamento à vista te permite pedir bons descontos, se você orçar até os sacos de cimento, verá que lá na frente isso fará uma grande diferença no orçamento final de sua obra.


Fazer as compras pela internet é um método muito eficaz para economizar na compra de materiais, mas é preciso ficar atento ao site que você irá fazer a compra, atentando-se  para fazer compras num site seguro.

Há materiais que podem ser encontrados com preços bem mais acessíveis pela internet, mas você também pode ir à uma loja física comprovando o preço mais em conta de um determinado site e tentar fazer uma negociação.

Faça uma planilha de gastos com a compra de materiais e preencha como está sendo o desenvolvimento de sua obra. Tendo um cronograma do quanto você pretende gastar por mês e ao longo da obra, fará com que você mesmo se policie mais na hora de fazer as compras.

Saber aproveitar as promoções

Não fazer compras no momento em que determinado produto é desnecessário, não significa que você não deve pesquisar preço e continuar de olho em algum certo produto que será utilizado mais para frente.

Estar sempre à par do preço dos materiais que você quer comprar, te permitirá distinguir quando realmente estiverem fazendo um preço promocional, e é aí que você irá aproveitar para comprar com antecedência.

As vezes as pessoas pensam ‘Vou esperar a blackfriday para comprar aquele chuveiro que eu tanto quero’, aí chega a tal data, o produto nem está com o preço mais em conta e você vai lá e efetua a compra, ou seja, perdeu dinheiro à toa.

Novamente gostaria de enfatizar a importância de você se planejar, se você fizer uma listagem de materiais, você terá maior controle sobre aquilo que precisa comprar, e verá que aproveitar as promoções também faz uma diferença considerável no gasto final de sua obra.

Mas veja bem, comprar materiais mais em conta ou comprar da promoção, não significa que você irá adquirir materiais de má qualidade, você precisa ter em mente que a qualidade de um material faz com que sua durabilidade seja maior também.

Compre a quantidade certa

É normal as pessoas exagerarem na compra de materiais por medo de faltar alguma coisa, o problema é que ninguém enxerga que tudo isso vira material perdido.

E quando digo perdido, significa muitas vezes até sumido. Isso porque muitos materiais que sobram acabam sendo levados embora, até mesmo por prestadores de serviço, por acharem que ‘já que você não usou, não usa mais’.

Na maioria das vezes não usa mesmo, o restante dos materiais acabam indo para o esquecimento de um depósito, uma caçamba ou até mesmo doado à outra pessoa. Mas é aí que te pergunto, por que comprar à mais do que você sabe que não precisa?

Apenas os revestimentos e alguns outros materiais com caráter de exclusividade podem ser comprados com uma porcentagem um pouco maior do que o necessário,  caso haja necessidade de trocar alguma peça futuramente.

Comprar materiais em exagero é jogar fora o dinheiro que poderia estar investido em outra coisa para sua construção. Então não caia no exagero, tenha a planilha de gastos em mãos e compre sempre a quantidade certa.

Venda as sobras


Se você já está construindo e não deu tempo de ver a dica anterior, saiu comprando o dobro de tudo porque ficou com medo de faltar, ainda tem uma saída.


Apesar da construção civil estar mais lenta, ela não para. E o tempo todo tem gente construindo e consequentemente, precisando de materiais. 


A dica para você não ficar no prejuízo é vender as sobras dos materiais que estão sem utilidade em sua obra. 


Anuncie em grupos do facebook, em sites de desapego ou mesmo no jornal. Sempre tem alguém precisando.


Outra opção é fazer permuta, de repente uma pessoa tem algo que você precisa e está precisando daquele material que você tem.




Contrate um arquiteto ou engenheiro

Além de ser obrigatório a contratação desse profissional para a execução da planta de sua construção de acordo com a lei, a experiência do arquiteto e do engenheiro será essencial para te auxiliar quanto aos materiais que realmente devem ser comprados e qual a prioridade que você deve dar a cada um deles.

Gostou das dicas apresentadas neste artigo? Então deixe seu comentário e nos diga se você já cometeu alguns dos erros citados aqui e se tem mais alguma dica a acrescentar no que se refere à compra de materiais.



                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário