segunda-feira, 19 de março de 2018

LOFT


No post de hoje vim apresentar para vocês algumas inspirações de loft. Esse conceito surgiu nos anos 50 na França, e em seguida se popularizou em Nova York. Mas o que seria um loft?!  Antigas fábricas, frigoríficos, celeiros e galpões sem repartição com pé direito altos foram se tornando locais atraentes para artistas principalmente, que passaram utilizar esses espaços como moradia e ambiente de trabalho.
Hoje em dia, os lofts perderam um pouco sua essência original e já não são mais originados de galpões industriais. No Brasil por exemplo, algumas adaptações se intitularam lofts-fakes ou apartamentos loft-inspired, e há até duplex sendo vendidos como lofts apenas por possuírem pé direito duplo. 
Mas há algumas particularidades que destacam as características originais de um loft, como: 

1º PÉ DIREITO ALTO : Pé direito altos que dão a sensação de galpão, muitas vezes com a presença de mesaninos.

2º AUSÊNCIA DE REPARTIÇÕES: Ambientes todo integrados, com a ausência de paredes para manter o conceito original do galpão.
3º TIJOLOS E TUBULAÇÕES À VISTA: tubulações aparentes e paredes de tijolo À vista ou até bloco de cimento aparente.
4º AUSÊNCIA DE FORRO E PISO: muito utilizava-se o cimento queimado no chão.
5º JANELAS GRANDES: As janelas com grandes extrenções proporcionando ventilação e iluminação natural.


6º COLUNAS DE SUSTENTAÇÃO APARENTE.

Como não há galpões em àreas desejáveis para se fazer um loft, as pessoas que querem adotar esse estilo acabam construindo inspirando-se nele.
Ideal para casais, esse estilo tem caído no gosto de muitas pessoas atualmente. A ala íntima fica separada no mesanino, mas ainda assim integrando todos os ambientes por não ser dotado de paredes. Além de tudo, proporcionalmente esse estilo de construção pode ser mais em conta do que uma construção convencional, pois pode ser feito apenas no estilo de um barracão e depois a parte interna ser desenvolvido pelo próprio morador.
Como vocês viram, esse estilo muito se aproxima a decoração industrial, que está super em alta atualmente, porém nada te impede de decorar da forma que bem entende, deixando seu loft com seu estilo e gosto pessoal. 
Apesar de a maioria das fotos apresentadas acima terem o mesanino, o loft também pode ser desenvolvido num único pavimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário