sábado, 29 de outubro de 2016

VIDRO TEMPERADO VERSUS VIDRO COMUM


Aos olhos os vidros parecem ser iguais. Mas suas propriedades tem notáveis diferenças ao se romperem.


Muitas pessoas se perguntam como diferenciar um vidro temperado de um vidro comum.A verdade é que atualmente só é possível fazer essa identificação quando o material se rompe.



O vidro comum é o mais antigo no mercado e o que possui o mais simples processo de produção, é muito usado na fabricação de janelas e espelhos.


Apesar de ter transparência, durabilidade e boa resistência química,oferece menor resistência mecânica.Este tipo de vidro, em caso de quebra, gera lascas grandes e cortantes, podendo causar acidentes. 
O vidro temperado, ao contrário de muitas piadinhas por aí, não vem com sal ou pimenta, mas sim de um processo de “têmpera”,podemos associar esse fenômeno ao que ocorre com o chocolate, no qual o material passa por temperaturas altíssimas e depois por um rápido processo de resfriamento.
É devido a esse processo que o vidro temperado possui maior resistência e é usualmente empregado na construção civil. Também chamado de “vidro de segurança”. Quando esse tipo de vidro se rompe, resulta em milhares de craquelas, porém os danos causados à uma pessoa exposta a quebra desse vidro são menores do que se comparado à um vidro comum.

Um vidro mais fino, será sempre comum? 
Não necessariamente.Pois o vidro temperado parte de um vidro comum. Os vidros de fogão, por exemplo, tem entre 4 e 5mm porém são temperados.

Porque há casos que o vidro temperado explode do nada? 
Quebras espontâneas podem ser resultado de : Superfície ou dano de extremidade do vidro ; arranhões fundos ou cinzela na superfície do vidro; salpico severo de solda na superfície do vidro; tipo de contato vidro / metal.

“Artigo de JOHN E. PONDER, o qual é associado com escritórios legais como Sparber, Fergunson, Ponder & Ryan de San Diego – Califórnia”
Este informa no artigo acima mencionado, que o aumento do stress de compressão e o centro de equilíbrio da tensão de stress em vidro completamente temperado também contribui para as ocorrências não frequentes de quebra espontânea.



Nenhum comentário:

Postar um comentário